12/03/2013

[Escrivaninha] Sobre decisões e coisas mais


Acabei de entrar no ensino médio. Uma coisa de louco, sim, mas talvez não seja caso de procurar psiquiatra nem se internar em um sanatório. Só em um pouco mais complicado do que todos imaginam e um pouco menos do que todos dizem. É, como todas as coisas no mundo, algo que você tem que experimentar e tirar suas próprias conclusões. Do mesmo jeito quando você vai ouvir uma música nova. Primeiro escuta ela toda, e só então diz se gosta ou não.

Mas, apesar de estar no 1° ano, parece que estou quase na faculdade. Na verdade, uma parte da minha vida tornou-se algo como "o que você vai ser quando crescer?" Desculpe, amigo, mas estou com a mesma altura há uns dois anos, não acho que vai mudar mais algumas coisa. "Que faculdade você que fazer?" Fazer uma faculdade é bem difícil, né? Acho que vou entrar em uma que já está pronta...

E então: "que curso você que fazer na faculdade?" Agora sim, uma pergunta mais decente. E que se torna um grande, grande, grande... problema.

Eu sempre quis... não, não dá pra dizer isso. Vamos melhorar: nos últimos meses minha ideia de "curso ideal" seria Publicidade e Propaganda. Mas às vezes eu penso se é o que eu quero mesmo. Neste exato momento, enquanto escrevo essa crônica, penso se eu não me daria bem em Jornalismo. Imagine, eu com a escrita como trabalho! Seria um sonho, pois eu não me canso de escrever. O texto jornalístico não me atrai tanto, mas artigos, coluna de opinião... Aí sim, eu estaria em casa.

Antes de me interessar por publicidade, jornalismo era minha ideia central. Mas aí eu fui mudando de opinião... e mudei... e mudei mais uma vez.

E tem vezes que eu penso: como posso decidir meu futuro com uma palavra, um nome de curso? Isso é absolutamente impossível. Não porque seja como a maioria das pessoas diz, que somos jovens demais para definir o futuro. Não, a hora é essa, quando temos uma ideia mínima do que queremos para a vida.  Mas não podemos saber tudo de uma vez só: o que vamos estudar, no que vamos trabalhar, onde vamos viver mais uma boa parte da nossa vida.

E quando você diz: "ah, eu quero fazer engenharia na UFSC", por exemplo, você já está respondendo essas três perguntas. E se, no meio do curso, você decide que quer ser psicólogo... bem, o que dá pra fazer? Jogar tudo para o alto e dane-se o mundo?

É tão difícil para tomar certas decisões. A faculdade é apenas uma delas. Há tantas e tantas outras, que você só espera, temendo ou correndo para ficar bem distante. Mas tem certas coisas que você não pode deixar para trás.

E para mim, ainda está tudo bem. Tenho três anos para decidir meu curso de faculdade - ou seja, boa parte da minha vida. Mas até lá eu me resolvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário