17/04/2015

Desafio Literário 2015: março

Demorei, mas consegui! \o/ Por sorte este desafio permite um mês de prazo estendido, ou eu já estaria fora. Porém, com garra e determinação (aham, vai nessa), terminei em três dias a leitura de O Começo do Adeus.

"Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus."
Livro: O Começo do Adeus
Autora: Anne Tyler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 208

Não estava animada para ler este livro... e continuei assim. O livro foi morno, completamente sem clímax ou alguma emoção mais forte. Achei a premissa interessante, mas o livro não trata de um tema sobrenatural... Ele só conta aos tropeços a história de um cara (que é tão inexpressivo quando qualquer outro personagem) que perde a mulher e depois volta a vê-la. Isso acontece apenas depois da metade do livro, e acaba se resumindo a menos que sessenta páginas o espaço de tempo entre a primeira aparição e a última.

Ler O Começo do Adeus foi como assistir a um episódio aleatório de uma série conhecida - sabe quem são os personagens e qual é o enredo geral, mas as piadas não fazem sentido e falta a compreensão que só quem viu os episódios anteriores tem. Ou seja: é sem graça. Os personagens são rasos, e quem mais tinha potencial ali, Dorothy, é a esposa morta. Sério mesmo. A leitura é fácil e não enrola muito a história, mas não ajuda em grandes coisas. O livro não é maçante, mas não foi muito do meu gosto não. Faltou, decididamente, tempero.

E para abril, o desafio é ler um livro do meu autor favorito! <3 Como eu comecei a ler minhas versões de O Senhor dos Anéis, nada mais justo do que escolher As Duas Torres do meu querido Tolkien para figurar no blog este mês.

xoxo, Nat

2 comentários: