27/04/2013
Como se apaixonar por um livro
Um pé de cada vez. Entre devagar na livraria, biblioteca ou qualquer lugar onde haja um aglomerado de livros perfeitos. Vá devagar. Sinta uma alegria tranquila em você - é um sinal de que está indo bem (entrar em um espaço com euforia demais pode estragar o clima).
Se está familiarizado com o lugar, vá para onde estão seus livros preferidos. Se não, dê uma voltinha pelo espaço. Conheça as prateleiras, olhe todos os títulos. Sinta a atmosfera ao seu redor, a iluminação e o piso. Os sons à sua volta. Não olhe muito para as pessoas - lembre-se: estamos aqui para se apaixonar por um livro. E então escolha uma estante, aquela em que você se identifica mais.
Preste mais atenção aos livros. Examine mais atentamente, perceba as lombadas com as letras impressas. Todas contam histórias, só é preciso definir a sua. Vá olhando, não tenha pressa. Ande até o fim da estante, e volte, e vá novamente. Conheça o terreno. Veja os nomes que mais te agradam. Escolha alguns, veja as capas. O que elas te dizem? Ah sim, os livros sussurram. Como já disse, eles contam histórias. Estão loucos para contá-las a você. Eles sussurram no começo, bem baixinho, para despertar sua atenção. Os que sussurrarem mais alto, escolha-os. Livros nunca caem em uma mão por nada. A história é o que você é, o que você sonha, o que você mais sente.
Quando pararem de sussurrar, leia a sinopse. As orelhas. Leia o que diz sobre o autor, e pense no que ele poderá te dizer. Abra a livro e sinta a textura das páginas, observe a diagramação, os pequenos detalhes que te chamam a atenção.
E, então, você se apaixonou por um livro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário