31/01/2014

Espera, Maggie Stiefvater

CONTÉM SPOILERS! PARA LER A RESENHA DE CALAFRIO, ACESSE AQUI.


Livro: Espera (Os Lobos de Mercy Falls 2)
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Agir
Tempo de leitura: 2 dias

Espera é o segundo livro da trilogia Os lobos de Mercy Falls. Agora, Sam não é mais lobisomem, e vê a possibilidade de um futuro. Nada mais de invernos como lobo, e estações amenas angustiadas pelas transformações. Agora o seu futuro é com Grace, sua namorada que "matou" o lobo dentro dele com a meningite bacteriana. Só que o futuro de Grace não é Sam.

Quando tinha onze anos, Grace foi mordida por lobos, e tecnicamente deveria se transformar também. Porém, após cozinhar um dia inteiro dentro de um carro por culpa de seu pai tapado, Grace nunca virou loba. Mas agora, aparentemente, o lobo que nunca veio à tona a está matando de dentro para fora.
"Esta é a história de um garoto que costumava ser lobo e de uma garota que estava começando a se transformar em um." - Grace, p. 9
Neste segundo livro, Isabel Culpeper, a irmã do Jack (que também pegou meningite para se livrar do lobo nele, só que morreu) ganha muito mais destaque. Ela e Cole St. Clair, ex-astro do rock e lobisomem novato, dão um ar novo ao livro, muito diferente do protagonizado por Sam e Grace. Eles não têm papas na língua, são grosseiros, belos e não deixam que nada os atinjam. Logo de cara dá para perceber que eles vão formar um casal, mas quase sempre a personalidade dos dois entra em conflito. Além do mais, Isabel se culpa pela morte do irmão e Cole quer ser lobo para se livrar da antiga vida.
"Ele estava morto, e eu queria estar também. Iria descobrir um jeito de permanecer lobo. Não conseguiria passar por isso de novo." - Cole, p. 217
E é por aí que começa a história, um ano após os acontecimentos de Calafrio. A narrativa de Stiefvater é poética e delicada (sem ser cansativa), porém contrasta com as situações um tanto duras e tristes dos personagens um tanto atormentados na cidade gélida de Mercy Falls, Minnesota. Tudo no livro traz um pouco do inverno, retratando o belo e o cruel do frio.

Eu já tinha amado Calafrio, mas Espera foi diferente. Antes era como um conto de fadas, porém agora se tornou a vida real, sem um final feliz (mesmo que o final ainda esteja no próximo livro). Não há mais o mistério dos lobos, e sim o amadurecimento de Isabel, a rebeldia nova de Grace e o mesmo Sam de sempre: melancólico em seus olhos amarelos. Cole aqui é a novidade, mas sutilmente, ele carrega alguns traços de Sam: o desejo de esquecer o passado e se tornar alguém novo. Há, contudo, o pequeno conflito entre eles: Sam lutou para se livrar do lobo, a todo custo, que é o contrário do que Cole está fazendo.

Não como não gostar desse livro. Adoro a escrita da Maggie Stiefvater, a diagramação é impecável (mesmo que eu tenha lido um pouco rápido e não tenha encontrado um erro de ortografia). A capa é a original, que não é tão bonita quando a brasileira de Calafrio. E o meu livro ainda veio com um extra: eu comprei ele em um sebo, esquecido pelo mundo, e ele tem um cheiro que me lembra canela ou algum tipo de pimenta, muito bom.

O terceiro e último livro é Sempre, e agora é esperar para ler!

xoxo, Nat

Nenhum comentário:

Postar um comentário