23/02/2014

[Mundo afora] Curitiba #1

Eu adoro viajar. Não amo, exatamente, mas gosto de conhecer lugares novos. As pessoas ficam falando de algum ponto distante do mapa e eu já estou imaginando como seria se eu estivesse lá... Viajando! Conhecendo os pontos turísticos, mercados, feirinhas, lojas, cafés, restaurantes, livrarias (é claro), tudo! Viagens são encantadoras porque você sempre leva consigo um pedacinho do lugar... e deixa outro em troca.

Mas eu não viajo muito não. Minha viagem de férias para a praia foi meio frustrada, entediante e um pouco turbulenta; e até então estou tranquila na cidade. Mas meu espírito aventureiro (cof, cof) não! E assim decidi que começaria a planejar lugares para visitar. O primeiro é Curitiba.


Pontos turísticos
Todo mundo conhece Curitiba pelo Jardim Botânico/Palácio de Cristal (acima), mas o turismo não é só feito deste lugar. Dá uma olhadinha em mais seis lugares incríveis para visitar:

Ópera de Arame -  é um teatro, na verdade, inaugurado em 1992, que faz parte do Parque das Pedreiras junto do Espaço Cultural Paulo Leminski.



Praça do Japão - com 30 cerejeiras, em 1993 foi construído o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa do Chá. Perfeito em todas as épocas do ano.

Torre Panorâmica - inaugurada em 1991, oferece uma visão em 360° a 109,5 metros de altura (!!!), no mesmo prédio está o Museu do Telefone.


Parque Tanguá - destacam-se duas pedreiras, unidas por uma passarela de 45 metros de extensão que passa sobre a água. Tem ciclovia, mirante e lanchonete.


Passeio de Trem Curitiba-Morretes - a estrada de ferro, feita no século 19, tem 110 km de extensão e faz um passeio ligando o interior ao litoral do estado pelo meio da mata atlântica.



Para compras
Gente, o melhor das viagens sempre são as compras, certo? Levar umas lembrancinhas (para depois ficar chorando de saudades hahaha), presentes para os amigos, e conhecer a cultura através dos mercados da cidade.

Rua 24 horas - galeria, com 116 metros de extensão, aberta 24 horas (dã), conta com opções de lazer, comércio e serviços. Tem até floricultura!


Rua das Flores - a primeira avenida fechada para carros do Brasil (1971), tem muitas lojas, cafés, atrações variadas e até mesmo um bondinho!


Shopping Estação - anexo à antiga estação ferroviária, tem 153 lojas e praça de alimentação com 1555 lugares (considerada a maior e melhor da cidade).


Mercado Municipal - inaugurado em 1858, é um prato cheio de delicassetens e hortigranjeiros, encontrando desde temperos, queijos e conservas até ervas medicinais e carnes exóticas, além de uma praça de alimentação.



Fico por aqui hoje, a parte 2 de "Mundo afora - Curitiba" terá um pouquinho de gastronomia, livrarias (eu me interesso por elas em cada cidade que vou) e mais!
xoxo, Nat

11 comentários:

  1. É com certeza um lugar extraordinário. Diferentemente das outras capitais, Curitiba parece que realmente "funciona", já que a prefeitura está sempre tentando melhorar a cidade. Não é a toa que visitei Curitiba 3 vezes em 4 meses XD

    ResponderExcluir
  2. Oi, Natália!

    Nossa, que amorzinho de cidade! Conheço algumas blogueiras que moram em Curitiba e nunca pensei que fosse um lugar tão lindo. Seu post me deu bastante curiosidade de visitar a praça do japão e o palácio de cristal.

    Beijão,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me encantei por esses dois lugares em especial. Parecem tão mágicos! *-*

      Excluir
  3. Nossa amei, sabe ser lida ne? Acho que um dia que sabe eu va conhecer!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/02/nomade.html

    ResponderExcluir
  4. Curitiba é muito linda, sou gamada nas fotos de lá.
    Um dia ainda vou nessa cidade tão bela <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nat!

    Curitiba deve mesmo ser uma cidade linda! Tá aí um lugar que eu gostaria de conhecer também!

    Beijos,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas! Eu só passaria bem longe dos lugares altos, morro de medo!

    Beijinhos.

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho um medinho de altura (não é muito), mas tenho muita curiosidade de ir nesses lugares altos!

      Excluir
  7. Eba, Curitiba! :3
    Já moro aqui há mais de 7 anos e acredita que eu nunca fui e nem sabia da existência dessa torre de observação? Não sabia que era aberto para visitação, pelo menos, já que pela altura não passa despercebido hahaha
    Ótimas dicas, Natália! O que mais tem aqui são lugares bonitos pra visitar :}

    http://brokenbelief.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não conheço a cidade, mas amei as fotos.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sempre ouvi falar que Curitiba era linda e uma cidade muito limpa, mas não imaginei que tivesse tantas atrações! Adorei a Praça do Japão e o passeio de trem *-* O Parque Tanguá parece ser muito calma, aquele tipo de lugar que você vai para ficar em paz; Alguém disse bondinho? Meu sonho é andar em um!
    Beijos!

    ResponderExcluir