22/04/2014

{Resenha express} Academia de Vampiros

Prometi e aqui está! Um pequeno resumo dos quatro primeiros livros da série Academia de Vampiros. Ficou grandinho, mas se tiverem paciência para ler...
Aproveitem! :*

O Beijo das Sombras  Aura Negra 

Sinopse de O Beijos das Sombras (#1)
"Lissa Dragomir é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi, estudante na escola para vampiros, a São Vladimir. Sua melhor amiga, meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Em O Beijo das Sombras, depois de uma fuga de dois ano da escola, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?"

  • E o que eu achei?
O primeiro livro eu li já faz alguns anos (pelo menos dois). Umas três semanas atrás, quando reli ele, me apaixonei de novo pela história. <3 A construção dos personagens é interessante, e o motivo da fuga de Rose e Lissa não é revelado de imediato, mas contado aos poucos até abrirem os segredos por completo. Esse foi um ponto que me deixou levemente perdida no início, mas depois serviu para chamar a atenção. Consegui amar e odiar os personagens, e também me irritar bastante com Rose. Ela é engraçada, bem atiradinha e muito protetora. Além de um tanto descontrolada e gostar de uma boa briga. Sem falar, é claro, no Dimitri. Dá para se apaixonar por ele, com certeza. Bonito, inteligente, misterioso, paciente... Quero um desses! ;)

***

Sinopse de Aura Negra (#2)
A Escola São Vladimir está em alerta após um ataque dos sanguináreos Strigoi. Os Guardiões admirados por suas habilidades e seus grandes feitos, se preparam para entrar em ação. A escola envia seus alunos para um hotel de luxo e bem protegido, porém um imprevisto obriga Rose a deixar a segurança de seu lar e impedir que o pior aconteça. Apenas quando a vida de seus amigos está por um fio é que a heroína descobrirá força dentro de si. 

  • E o que eu achei?
Não foi tão bom quanto o primeiro livro, mas ótimo do mesmo jeito. A autora aprofunda a relação de Rose com seu amigo-apaixonado-por-ela Mason (amo você, Mason) e insere mais personagens que vão continuar na série. O primeiro é Adrian, um Moroi da elite, que, assim como Lissa, é um usuário de espírito (só que a Rose demora um bocado para de dar conta disso). Não comentei isto antes, mas os Moroi são capazes de controlar os elementos (fogo, terra, água e ar); porém, existem Moroi que são capazes de controlar o espírito, que é a magia mais pura e forte que existe (causa loucura e tudo o mais). Espera! Nem Lissa nem Adrian são loucos (mais ou menos): acontece que ela toma antidepressivos e ele... bem, está sempre com cigarros e álcool (eles inibem o poder o espírito). Neste livro, muita coisa começa a ser revelada. No fim das contas, quando todos estão em crise é que dá para ver como as pessoas são mesmo. Ah, spoiler: (final muito trágico. Mortes e Strigoi para todo lado. Pobre Mason.)

Tocada Pelas Sombras   Promessa de Sangue

Sinopse de Tocada pelas sombras (#3)
Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. 

  •  E o que eu achei?
Não foi meu livro favorito, mas foi um dos melhores. Ação sempre, muitos mistérios e dilemas a serem resolvidos. Agora, depois da morte trágica no último livro, Rose leva muito mais a sério o futuro como guardiã. E como está na escola, os aprendizes têm o chamado de trabalho de campo, quando são designados para um Moroi e têm que agir como se fossem guardiões formados para proteger os Moroi. Rose é designada a Christian, namorado de Lissa e com quem Rose tem rixas memoráveis. Sem falar em sua atração por Dimitri (carinhosamente apelidade de Dimka, hahaha) e um "pequeno" problema... ela está vendo fantasmas. Dando um spoiler, é culpa do espírito que a Lissa usa. A escuridão gerada pelo espírito ai para Rose através do laço que elas compartilham. E isso dá o que falar durante todo o livro. Mais para o finzinho, confesso: quis chorar. Foi tão triste, especialmente porque era uma parte que eu tinha pulado quando li antes e, agora, relendo, eu já sabia o que ia acontecer. Mimimi 

***

Sinopse de Promessa de sangue (#4)
A vida da guardiã Rose Hathaway nunca será a mesma. O recente ataque a Academia St. Vladimir devastou todo o mundo Moroi. Muitos estão mortos. E, pelas poucas vitimas carregadas pelos Strigoi, o destino deles é ainda pior. Uma rara tatuagem agora adorna o pescoço de Rose, uma marca que diz que ela matou Strigoi demais para contar.Mas apenas uma vitima importa… Dimitri Belikov. Rose agora deve escolher, um de dois caminhos bem diferentes: princesa – ou, abandonar a academia para sair sozinha em uma caça para matar o homem que ela ama. Ela terá de ir ao fim do mundo para encontrar Dimitri e manter a promessa que ele implorou para ela fazer. Mas a pergunta é, quando a hora chegar, ele irá querer ser salvo? 

  • E o que eu achei? 
Nem de perto um dos melhores livros. Rose está muito dramática e fixa no propósito de salvar Dimitri (claro, uma grande perda; mas poxa! Ele morreu e acabou!) Mais ou menos. Dimitri foi transformado em um Strigoi (que é do mal, muito). Rose parte para a Sibéria para matá-lo definitivamente, por conta de uma conversa que eles tiveram anos atrás. Quando está na Rússia, ela encontra Sydney Sage, uma alquimista (quando humanos se envolvem com vampiros, acabam caindo nessa de alquimista, como uma sociedade secreta) que a leva até a família de Dimitri, na Sibéria. Onde Rose começa a catar pistas sobre o paradeiro do Strigoi que um dia foi o seu amor (^^). Como comentei, Rose é um porre. Vai agindo sem um plano e sem rota, só no que der e vier. Sem muitos comentários. O que mais gostei foi da abordagem de outros personagens fora do contexto de Moroi-escola-dampiro. A família de Dimitri vivia em uma comunidade, então é outra realidade. Gostei da autora ter explorado esse outro lado, para não fica mais do mesmo. Ah, o melhor são as surpresas que chegam no final...

2 comentários:

  1. Estou ensaiando pra ler essa saga. Sou apaixonada por livros de vampiros, mas sempre fico com receio de encontrar os mesmos clichês.

    Beijinhos

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te digo que há o mínimo de clichê na série. Pode ler sem receios!

      Excluir