12/05/2014

{Resenha} O Clã dos Magos - Trudi Canavan

 Livro: O Clã dos Magos (A Trilogia do Mago Negro #1)
Autor(a): Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 446

"Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, Sonea, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos."


Eu estava absolutamente empolgada com este livro. Quero dizer, magos? Reviravoltas? Magia! Poderia ser melhor? Bem, poderia.

Acontece que, desde o começo da história toda, a premissa é ótima. De prender o fôlego. Só que, ao decorrer da narrativa, a narração é um tanto quanto lenta, e as coisas vão acontecendo aleatoriamente, sem um roteiro bem definido.  Acho que essa parte do suposto "improviso" era para entrar mesmo no enredo... o único problema era que não parecia ir para frente. Às vezes, mais no início do livro, dava uns saltos de um lugar para outro, e precisava ler devagar para entender bem. 

Os personagens, pelo menos, eu gostei. Sonea parece com uma ratinha assustada no começo, mas ao longo do livro ela vai se mostrando corajosa. Sempre preocupada com seus tios e com Cery, é claro. Cery é o típico mocinho, de olho em Sonea, primeiro agindo como um irmão mais velho, mas logo dá na cara que gosta mesmo de Sonea. E, para salvá-la da perseguição dos magos, se une aos Ladrões.

Eles são um tipo de máfia da favela, mas não que prejudicam exatamente o povo, só quando um ou outro desavisado entra em seu caminho. Cery tinha sido acolhido por um Ladrão quando mais jovem, e por isso tinha lá um e outro contato. Sinceramente, achei que eles teriam um destaque maior  - explicando como funcionava tudo direitinho, "o sistema de Ladrão". Mas isso ficou de lado, e, penso eu, que eles seriam bem legais se tivessem uma participação maior.

Do lado dos magos, não fiquei tão empolgada. Rothen, o mago que não é do mal, é ótimo, mas não tem muito carisma. Gostei dele, tem princípios e também se preocupa com Sonea - não com o que o descontrole dos poderes dela podem causar, mas com o que o descontrole pode fazer a ela.  Dannyl parece mais com um aprendiz do que com um mago, apesar de ser especialmente inteligente. 

Enfim, o livro teve enrolação o suficiente para uma história, e tudo o que me prendeu para lê-lo foi o fato de ser muito interessante e prometer muitas reviravoltas e magia. Infelizmente estas não acontecem com frequência, mas quando aparecem... É tão legal! E o final foi muito, muito empolgante: quando estava tudo dando errado... Chega a cavalaria para salvar todo mundo! :)  Ainda vou ler a continuação, mas com um pé a trás.

Já leram? O que acharam do livro/resenha?

2 comentários:

  1. Oi, Natália!

    Eu estou com esse livro aqui para ler, mas vou confessar: peguei uma vez, li algumas páginas e abandonei porque tive a mesma sensação que você, de que era um livro muito parado! Mas ainda quero tentar de novo, de qualquer forma!

    Um beijo,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nat!

    Eu tinha interesse em ler essa trilogia, mas perdi com o tempo :x dos três, só tenho o terceiro e coloquei para trocar, já que não pretendo mais ler.

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir