26/06/2014

{Resenha} Os garotos corvos - Maggie Stiefvater


Livro: Os garotos corvos (O Ciclo dos Corvos #1)
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Verus
Páginas: 376

Todo ano, na véspera do Dia de São Marcos,­ Blue Sargent vai com sua mãe clarividente até uma igreja abandonada para ver os espíritos daqueles que vão morrer em breve. Blue nunca consegue vê-los — até este ano, quando um garoto emerge da escuridão e fala diretamente com ela. Seu nome é Gansey, e ela logo descobre que ele é um estudante rico da Academia Aglionby, a escola particular da cidade. Mas Blue se impôs uma regra: ficar longe dos garotos da Aglionby. Conhecidos como garotos corvos, eles só podem significar encrenca. Desde que se entende por gente, as médiuns da família dizem a Blue que, se ela beijar seu verdadeiro amor, ele morrerá. Mas ela não acredita no amor, por isso nunca pensou que isso seria um problema. Agora, conforme sua vida se torna cada vez mais ligada ao estranho mundo dos garotos corvos, ela não tem mais tanta certeza. 

Eu não esperava nada menos que "perfeição" deste livro. Sou fã de carteirinha (não sei se ainda se usa esta expressão, estou usando agora) da Maggie, um dos livros que sempre coloco como favorito, A Corrida de Escorpião, é dela; além da adorável e fofa série Os Lobos de Mercy Falls (falta só o terceiro da trilogia para leeer). Já conheço boa parte do trabalho da Maggie, e tinha muita, muita fé em Os garotos corvos.

Sério. Poderia ser melhor?

É uma história tão original quanto A Corrida de Escorpião (ACdE). Não existem clichês, romances de adolescente fofinhos, ou destino. Não há destino, há o que há, os fatos e a magia. Caramba, nunca em um livro a magia foi tão explícita, reverenciada e temida/ nunca foi tão mágica. Stiefvater usa uma mitologia/magia da qual eu nunca tinha ouvido falar antes e, talvez por isso, muita gente reclamou que havia pouca explicação e que teve de procurar informações na internet para compreender bem sobre as Linhas Ley. Mas o básico para o entendimento é o conceito, que aparece várias vezes em diálogos (não quero dar detalhes porque é spoiler).

Acho que nunca vou conseguir definir muito bem a escrita da autora. É delicada, meio poética, e neste livro teve nuances macabras e mágicas; é incrível como ela consegue adaptar sua escrita ao tipo de livro. Em Calafrio ela conseguiu traduzir o sentimento frio e triste da história. Bem, ela é fantástica.

Adoro essa lombada! <3

Os personagens foram um espetáculo a mais. Blue foi muito parecida com a Puck de (novamente) ACdE: personalidade, respostas sarcásticas, a família meio estranha mas muito querida, os primeiros namorados... Eu gostei muito do Adam no começo, ele era o tipo de garoto simpático e tímido com quem simpatizei de cara. Mas quando o livro foi chegando no final... Eu queria bater nele, gritar umas verdades na cara do Adam e sacudir um pouco pra ver se raciocinava alguma coisa. Desgostei.

Mas o Gansey... Ah, que amor! ^^ Ele tem tudo para ser o tal badboy, mas não é! É o melhor amigo, faz de tudo pelo Adam e pelo Ronan, tem uma obsessão esquisita e maníaca (sei que obsessão já é maníaca, então pensa como é), bonito e carismático. É ele quem dá o ar especial ao livro. E o Noah... bem, ele é Noah. Adoro como ele é fofinho (do jeito amigo) com a Blue.

Preciso dizer que recomendo? ;)

5 comentários:

  1. Nunca ouvi falar desse livro ou sequer da autora, mas ando meio por fora da literatura atual então não me surpreendo. Apesar de que gostei do plot da história, parece legal. Vou anotar o nome para quando eu for na livraria dar uma olhada! :D

    Beijos!
    www.jadeamorim.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Maggie Stiefvater ganhou mais público por esse livro, mas que, apesar de ser incrível, não teve taaanta repercussão. Uma pena... Não perca a oportunidade de lê-lo! ^^

      Excluir
    2. Obrigada, vou dar uma olhada. A lista de wish books tá enorme, mas a gente faz o que pode né? hahahaha
      Obrigada pela visitinha lá no blog, te respondi por lá! XD

      Beijos.

      Excluir
  2. Já ouvi falar muito bem desse livro, e fiquei interessado nele. Tá na minha lista, uma hora eu arranjo ele pra ler!

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  3. Oie Natália =)

    Não li nenhum livro dessa autora, mas sempre leio resenhas positivas do trabalho dela.
    Espero ter a oportunidade ler em breve ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir