21/02/2015

Desafio Literário 2015: fevereiro

A meta para este mês era ler um livro clássico ou modinha. Eu pensei em tentar terminar 1984, mas era bem capaz de me enrolar (de novo) com a leitura e desistir. Para não correr este risco, decidi que seria mais prático terminar de ler quando estivesse com muita disposição e escolhi Legend para figurar o desafio deste mês.


Livro: Legend
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco
Páginas: 255

Desde a época em que foi lançado, eu tenho lido dezenas de resenhas elogiando o livro. Minhas expectativas foram lá em cima... Mas o livro foi deveras decepcionante.

Ao meu ver, foi uma trama meio clichê e sem grandes desenvolvimentos; dava para incluir facilmente umas cem páginas a mais. Tantos pontos ficaram soltos, lacunas mal preenchidas! A história política ficou vaga e superficial, você sabe que os Patriotas são inimigos da República, mas não sabe por quê, desde quando, ou sequer quem são eles. O livro também não explica o que aconteceu para que Los Angeles ficasse são segregada assim.

Eu gostei de Day e June, mas eles ficaram um pouco sem tempero. Eu não sei, os sentimentos deles pareciam meio superficiais, falta um quê de emoção arrebatadora como eu esperei pelas resenhas. O Day foi um pouco covarde algumas vezes, mas também audacioso. June foi a garota forte e decidida que eu estava esperando, pelo menos isso seguiu como planejado. Gostei bastante da atuação de Tess, ela é quem mais tem chances de se desenvolver e ganhar destaque ao longo da trilogia.

A escrita de Marie Lu é simples e envolvente; só por seu modo de escrever é que me obriguei a ler Legend em dois dias. A narrativa não foi aprofundada como em outras distopias e o desenvolvimento da história geral foi breve. Mas espero que a leitura de Prodigy melhor um pouco a minha opinião sobre a trilogia. :)

xoxo, Nat

3 comentários:

  1. Amei a resenha e achei que você resenhou o livro exatamente como ele é: uma trama clichê. Como ainda estou lendo o livro e não sei como ele vai desenrolar até o final (se bem que já estou quase no final), não sei se há alguma coisa por vir ainda. Mas até agora achei o livro um pouco confuso já que não conta os detalhes sobre a Repúplica, sobre o Day e fala sério, achei que a Marie Lu quis acelerar muito a parte do romance... Espero que os próximos livros da trilogia sejam melhores! Beijos, Geisi <3

    www.garota-futurista.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha em mente que a autora criara uma distopia com essas diferenças de pobre/rico bem demarcadas, para que, quando Day e June se encontrassem, houvesse aquele baque. Mas no final foi só romance mesmo. :(

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu acho distopias interessantes, as nunca realmente cheguei a me apegar ao gênero, ao menos nos livros. E agora com essa moda de distopias, acabei afastando a ideia de lê-los, pois já imagino que quando a moda pega, surge muito livro ruim por aí no estilo.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir