11/02/2015

Leiturinhas + Arrow "again" + escolha do Desafio de fevereiro

Começando por: fim das minhas férias. Olá, último ano do ensino médio! Minhas aulas voltaram ontem e os estudos também - junto com a minha dificuldade em relembrar o conteúdo do primeiro ano de matemática. E durante minhas "viagens" de ônibus, eu aproveito para ler mais um pouco de Serena.

Dá pra perceber que tem uma borboleta marrom ali? Quando bati a foto ela parecia mais nítida. :(

Já fazia um tempinho que eu tinha vontade de ler Serena, visto como um exemplar gordinho de romance metido entre outros mais na estante de literatura inglesa. Acabei por me surpreender com o livro - a escrita vageia pela história, e por pouco não se torna maçante, mas sempre há o momento em que você "liga" a história. Então ela começa a se desenvolver lentamente, criando expectativa. A descrição é agradável, e instiga ao invés de chatear.

Eu poderia continuar falando aqui, mas então faltará assunto para pôr na resenha - isso porque eu tenho me decepcionado cada vez mais com elas; sinto que não consigo trabalhar direito o "escrever minhas impressões". Está tudo meio confuso e vago, estou pensando seriamente em ler algo sobre resenhas e adquirir alguma técnica, porque a minha não funciona mais.

Talvez seja apenas minha falta de vontade de fazer resenhas. Até minhas leituras (que coisa mais pomposa, "minhas leitura" - eu falo isso tanto quanto me dei conta agora?) ficaram emboladas como novelo de lã em garras de gato depois que mergulhei em Arrow. Hoje foi o primeiro dia, desde que comecei a acompanhar a série, que não assisti a um episódio. Depois de duas semanas.

Mas o que eu posso fazer? É tão legal e emocionante, a cada instante novos personagens e novas tramas, todas elas tão bem encaixadas no enredo original que é como sempre estivessem lá. Tento ver na minha mente esse processo de criação, qual o momento em que surgem as ideias para os detalhes mais críticos - que levarão a ideias mais amplas. É incrível. E engraçado que foi a leitura de Serena que pôs essas ideias todas de questionamento de leitura na minha cabeça. Após a protagonista Serena ler um conto, ela tenta imaginar quanto tem do autor no personagem. Ela reflete sobre aqui, e então diz:
"Eu estava me sentindo mais perto de Tom Haley (o autor) do que estaria se ele tivesse sido meu colega no Registro pelos últimos nove meses."
Quero dizer, é o que os leitores sentem, não é? Ao ler algo que os faça se aproximar do autor. Só que a parte mais curiosa é que uma leitora ávida por romances e conhecimentos mostra isso - sendo ela mesma uma personagem. Este livro está me deixando mais empolgada pela reflexão toda sobre a leitura do que pela história propriamente dita - que está esquentando agora.

E falando em empolgação, eu consegui emprestado o exato livro que queria para o Desafio Literário 2015 de fereveiro: LEGEND. Sim, botei em maiúsculas por pura bobagem, porque há anos quero lê-lo - todas (todas!) as resenhas que li até agora foram positivas. E minha amiguita Carol vai me emprestar seu novíssimo exemplar e deixar euzinha aqui mais feliz! *-*

xoxo, Nat

Nenhum comentário:

Postar um comentário