23/07/2014

{Resenha} A mulher do viajante no tempo - Audrey Niffenegger

Livro: A mulher do viajante no tempo
Autora: Audrey Niffenegger
Editora: Suma de Letras
Páginas: 453

"Henry sofre de um distúrbio genético raro. De tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele se vê viajando no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação."

Meu primeiro contato com a autora foi através do livro Uma estranha simetria, no início deste ano. Um dos únicos livros que eu não gostei, mas li até ao fim. A premissa era interessante, mas o foco se perdeu durante a narrativa e chegou a ser um tanto quanto bizarro. Eu com certeza não leria outra publicação dela.

Após ler algumas resenhas de A mulher do viajante no tempo, os comentários me surpreenderam. Ao comparar os dois livros, diziam que nada tinham de parecido. Não seguiam o mesmo estilo, a mesma lógica. Isso me deu um "clique", e após relutar um pouco, no fim de junho, acho, peguei emprestado na biblioteca. E, os resenhistas tinham toda razão. Não há nada de Uma estranha simetria em A mulher do viajante no tempo. Eu provavelmente não diria que os livros são da mesma autora.

Neste livro, o núcleo é em torno de Henry e Clare. O enredo nos leva por suas histórias, a partir do momento em que Clare encontra Henry na biblioteca. Ela o conhece desde criança, mas ele não faz ideia de quem é a mulher. Nos capítulos seguintes então Henry viaja pelo passado de Clare, da sua infância até a adolescência. Até passado e futuro se encontrarem.

A escrita, descritiva porém agradável, simples, de Audrey Niffenegger, segue os mesmos padrões, com alternância de narrações entre Henry e Clare. Apesar de ter levado quase um mês inteiro para ler, foram necessários apenas três dias para que eu fosse da metade ao fim do livro. É uma história envolvente, para ser lida com calma, para sentir bem a passagem do tempo.

As situações impostas aos personagens são muito comuns, com exceção da viagem no tempo de Henry. Aliás, o distúrbio genético que causa essas viagens é explicado no livro, com razões bem pensadas, mas ainda assim algumas situações são complicadas de entender. A viagens do início do livro me deixarem bem perdidinha; só entendi depois de muita leitura.

Os personagens são bem definidos e seguem com algumas características que determinam a maior parte das ações. Todos são bem apresentados e com uma relação afetiva/familiar descrita com não muitos detalhes (este não é o foco, afinal). O final foi incrivelmente bem bolado, e, bem, não chorei. Gostei do livro, embora ele não tenha me despertado nada de especial. Uma boa leitura, para ler sem expectativas - o ideal é ir descobrindo aos  poucos a história toda.

xoxo, Nat

8 comentários:

  1. Oi Nat, tudo bem?
    Confesso que nunca li nada da Audrey, mas sempre fiquei curiosa com "A mulher do viajante no tempo".
    Eu gostei da sua resenha e de tudo o que você contou sobre o livro. Agora estou curiosa por conta desse final bem bolado que você mencionou :P

    Beijos,
    Gabi - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha! *-*
      O final é o melhor possível, sim, eu adorei!

      Excluir
  2. Oi Nat!
    Resenha top,
    estou curiosa p ler, ainda mais peloq vc comentou do final da história =)

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  3. Nooossa, nem lembrava mais desse livro. Eu topei com ele na livraria a anos atrás, e eu fiquei muito interessado, mas acabei me esquecendo dele.
    A premissa é muito legal, e é bom ver que você gostou. Eu não vi/li nenhum livro da autora, mas depois de ver a sua resenha, vou lá colocar na minha lista pra ler um dia. =D

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca vi esse livro em livraria, só encontrei mesmo na biblioteca pública! E, ei, leia sim! É tão <3.

      Excluir
  4. Oie Natália =)

    Já li muitas resenhas desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler ele infelizmente.

    Quem sabe eu consiga comprar ele na Bienal =D

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai para a Bienal? Que sortuda! Queria muito ir, mas vou ter que deixar para outro ano... :(
      Aproveite lá por mim também! ^^

      Excluir
  5. Eu ouvi falar desse livro bem quando lançou, me interessei bastante, mas ainda não consegui adquirir ele, andei dando outras prioridades. Com sua resenha fiquei com mais vontade ainda de lê-lo. :)

    Beijos
    Realidades Utópicas

    ResponderExcluir