10/05/2013

A Sociedade do Anel - J. R. R. Tolkien





Livro: A Sociedade do Anel (O Senhor dos Anéis #1)
Autor: J. R. R. Tolkien
Páginas: 434
Tempo de leitura: + ou - 30 dias
Histórico de leitura? Veja aqui.


Já faz quase um ano que assisti aos famosos filmes de O Senhor dos Aneis. Foram alguns dos filmes mais incrível que eu vi até hoje, e quero muito ver eles de novo. Mas nunca tinha me encantado muito pelos livros - que tinha a fama de chatos, longos, linguagem difícil e meio enrolado.Mas um dia, depois de uma tanto ouvir falar de O Senhor dos Aneis lá na sala de aula, eu respirei fundo e criei coragem para ler. E fui.

Foi uma leitura muito diferente do que eu estava esperando ou sequer imaginava. É um livro de ficção, claro, mas ao mesmo tempo parece muito real. A descrição da Terra-Média, dos habitantes (elfos, hobbits, homens, anões e a cambada toda), as guerras, a magia, toda a vida ali é muito real. Quase como se existisse mesmo.

E não posso deixar de comentar sobre a escrita de Tolkien. Em nenhum momento foi maçante ou muito enrolada, é incrível como um autor consegue transmitir as sensações para as páginas, transformando as palavras em alegria, medo, fantasia, glória, coragem, e até terror em algumas partes (sou muito medrosa, então qualquer coisa que me assusta em um nível considerável é terror).

Os personagens, ao decorrer da leitura, se parecem com seus velhos amigos, mas sempre há algo mais sobre eles para descobrir. Coragem? Traição (estou odiando você, Boromir)? Determinação? Fraqueza? Lealdade? Eu tenho a sensação de que poderia ler todos os livros, e os personagens sempre iriam me surpreender.

Um dos únicos pontos negativos que eu consigo me lembrar é que às vezes a leitura não me prendia. Eu tinha que ficar lendo várias vezes um parágrafo para que as palavras juntas tivessem algum sentido, ou sair de onde eu estava e ir para um lugar mais calmo. Ou até parar de ler por alguns minutos e só continuar quando conseguisse me concentrar. Isso acontecia frequentemente nas partes de descrição do ambiente.

Mas, enfim, é um livro ótimo (eu consideraria um clássico <3), muito interessante de ler, e para depois ficar pensando como é que uma mente consegue desenvolver um mundo tão complexo e coerente (não consigo pensar em nenhum ponto que discorde do todo)! Eu mal e mal escrevo um texto desses sem divagar um pouco (ops, estou fugindo do assunto!).

Recomendo, é incrível, e agora é só terminar a leitura de Divergente e depois ler Elixir para me jogar em As Duas Torres!

4 comentários:

  1. Hahaha eu também costumo fugir do assunto quando escrevo, por isso já desisti tantas vezes :/
    Mas gostei muito da sua resenha, me deu vontade de ler! Eu pensava que apesar de ser uma história incrível fosse ser meio maçante, com muuitas descrições (eu também costumo me perder na leitura quando começam a ficar meio parados, principalmente em descrições de ambientes haha)

    ResponderExcluir
  2. (Maldita seja, divagação!) E, sim, o livro tem descrição de paisagens até não acabar mais, só que isso torna tudo muito mais mágico *-*

    ResponderExcluir
  3. Oie Natália ;)

    Sou suspeita para falar do senhor J.R.R Tolkien *-* em minha opinião ele é Divo!!!

    Amo muito Lord of the Rings! É perfeito ♥ só isso rs...

    bjus;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho que concordo com você sobre Tolkein.. Apesar de ter lido só um livro dele, já dá para perceber que é de alta categoria! ^^

      Excluir