03/02/2014

Morte de Tinta, Cornelia Funke

CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS CORAÇÃO DE TINTA E SANGUE DE TINTA.

E eis que chega ao fim a trilogia do Mundo de Tinta, quando um encadernador descobre um dom e um mundo novo através dos livros.


Livro: Morte de Tinta (Mundo de Tinta 3)
Autora: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 576
Histórico de leitura? Veja aqui.

A aventura iniciou em Coração de Tinta, que é um livro da história. Mo, um encadernador, que, ao ler histórias em voz alta, tem o poder de trazer o mundo dos livros para a realidade. Porém, sua esposa Resa acaba indo para dentro do Coração de Tinta e personagens terrível vem para nosso mundo. Com a filha Meggie, Mo busca um modo de trazer Resa de volta e mandar para o livro os personagens que nunca deveriam ter saído. Em Sangue de Tinta, Meggie (que tem o mesmo dom do pai) lê a si mesma para dentro do livro, e com a volta de alguns vilões, toda a família recém-reunida acaba indo para o Mundo de Tinta.

Em Morte de Tinta, tudo se torna mais sombrio. Talvez eu esteja enganada, mas há mais vilões* do que heróis. O Cabeça de Víbora se tornou imortal, porém está apodrecendo junto do livro, que lhe concedeu a imortalidade, fabricado por Mo e Meggie. Agora ele quer vingança, e elegeu um subordinado para controlar o Castelo de Ombra, a cidade dos saltimbancos, onde mora Violante, filha do Cabeça de Víbora. Além disso, põe todos à caça do Gaio, como Mo é conhecido lá.


Com a morte de Dedo Empoeirado no ataque ao castelo do Cabeça de Víbora, Meggie leu Orfeu, que leu os pais dela para o livro. Orfeu está ali para trazer Dedo Empoeirado para o mundo dos vivos, mas ele é ardiloso e arrogante, e só realizará o trabalho após muito esforço de todos.

Bem, posso tranquilamente comentar que Cornelia Funke é uma das minhas escritoras favoritas. Ela ama escrever e ama as palavras. O seu tom para contar a história é delicado e mágico, sempre soa mágico. Ela junta as palavras perfeitas para descrever qualquer coisa. Cornelia Funke tem o dom da escrita, e sabe aproveitar tudo isso.


Sua história remete aos antigos tempos de reis e rainhas, embora só haja alguns governantes. O mundo que criou é povoado por elfos de fogo, ninfas, gigantes, ladrões, saltimbancos (embora neste último livro tenha a mudança de tradutor e eles sejam chamados de menestréis). É tão incrível que você tem vontade de fazer como Meggie e se colocar lá dentro. E com cada personagem (são muitos: Meggie, Mo, Resa, Violante, Dedo Empoeirado, Roxane, Elinor, Darius, o Príncipe Negro, Fenoglio, Farid, Doria, etc...) você cria um pequeno vínculo. Todos eles têm uma pequena história atrás de si ou um futuro à frente, e você torce por eles o tempo todo.


A capa é linda, e a diagramação é impecável. No início de cada capítulo há uma citação de livro, de diversos autores. Há Markus Zusak, Emily Dickinson, Audrey Niffenegger, Garth Nix, Phillip Pullman, Rilke!!, J. K. Rowling e até Carlos Drummond de Andrade. E ao fim de cada capítulo, há uma ilustração muito linda, feita pela própria Cornelia Funke (são essas que estão acima, as minhas preferidas).

Enfim, eu vou ficar com saudades do Mundo de Tinta. E já estou procurando novos livros dela, como o Senhor dos Ladrões, que também virou filme. Recomendo muito a trilogia Mundo de Tinta, leia porque você não vai se arrepender!

xoxo, Nat

Um comentário:

  1. oii! Meu blog é novo e ainda não tem muitas visualizações e tal,e eu queria pedir para vc entrar la,dar uma olhadinha e se possivel deixar um comentario com uma dica ou com a sua opinião sobre o blog. Seria muito importante para mim.

    Obrigada!

    link: http://vicioemlivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir