02/01/2015

Retrospectiva literária 2014

É isso aí, Ano Novo já chegou, e está na hora de revisar todas as leituras feitas no ano e eleger as melhores! Eu tinha pensado em fazer algo mais criativo, tipo "melhores e piores de 2014", mas no fim das contas resolvi seguir o padrão de melhor/pior que usei em 2011 - faz tanto tempo, parece que foi há uma década, e não quatro anos atrás. São ao todo 17 quesitos que deveria responder, mas resolvi cortar alguns (pela inutilidade, sorry). Se alguém quer ver o link original, é só clicar aqui.


Livro infanto-juvenil que mais gostei: Como treinar seu dragão, Cressida Cowell
Queria ter feito a resenha deste livro, mas aí comecei outro e acabei esquecendo (como sempre). Mas é um livro maravilho, original e simples, muito engraçado e corajoso - sim! - e também um dos únicos infanto-juvenis que li este ano. Talvez o único. Mas pretendo ler a continuação no ano que vem, assim que a biblioteca voltar à ativa.

Aventura que me tirou o fôlego: Os garotos corvos, Maggie Stiefvater
Nem tinha como não ser, né? Novamente minha autora preferida surpreendeu neste novo livro, trocando os cavalos d'água pelas misteriosas linhas ley. A combinação de magia, mediunidade, garotos misteriosos e sedutores - além de uma dose de suspense indispensável. O próximo volume da trilogia, Ladrões de Sonhos, já está em minhas mãos para a leitura!

O romance que me fez suspirar: A Escolha, Kiera Cass
Ler a trilogia este ano foi algo que não estava nos meus planos, porque eu sou do tipo que não gosta de livros essencialmente românticos. Nada de chick-lit para mim. Mas assim que comecei a ler A Seleção, descobri que teria que devorar a história toda. E o desfecho da trilogia, A Escolha, foi o melhor dos três.

A saga que me conquistou: As peças infernais, Cassandra Clare
Já conheço a literatura de Cassandra há alguns ano, pela série Os Instrumentos Mortais. Mas esta trilogia é outro nível, literalmente. Eu me encantei de cara, com os personagens, a trama, os mistérios e o novo patamar da história dos Caçadores de Sombras. Eu quase coloquei Jem- Tessa e Will-Tessa como casal do ano, mas tinha que escolher um ou outro, e aí não seria justo, porque adoro ambos os casais em As peças infernais. Uma das melhores leituras do ano.

Clássico que me marcou: A revolução dos bichos, George Orwell
A verdade é que eu peguei o livro para ler sem saber muito do que se tratava. Mas eu o tinha visto em uma ou duas listas de clássicos modernos, então resolvi arriscar. Foi uma leitura muito interessante e reflexiva, que transforma o comunismo russo em uma fábula sobre comportamento bem sinistra (aqui no sentido de obscuro). Comecei a ler também 1984, mas não foi dessa vez que eu terminei de ler.

O livro que me decepcionou: O verão que mudou minha vida, Jenny Han
Confesso: comprei o livro por engano, pensando que a sinopse de Vinte garotos no verão pertencia a este livro. Mas, do mesmo jeito, eu conhecia a sinopse e resolvi arriscar a leitura. Humpf. De todas as resenhas que eu li, todas falavam do amadurecimento da Belly, a protagonista, mas a única coisa que vi nela foi uma menininha bem chata. E irritadiça. E uma história sem muito pé nem cabeça.

O livro que me surpreendeu: Convergente, Veronica Roth
Como todos estavam falando mal do livro desde que fora lançado, eu estava realmente receosa de lê-lo. Mas, para mim, foi um tanto quanto épico. Foi quando Tris finalmente encontrou seu propósito, talvez o seu caminho. O motivo pelo qual ela lutava. Senti um amadurecimento nela, e uma pena que Tobias estava chatinho.

O casal perfeito: Cate e Finn, de Amaldiçoadas
O primeiro livro da trilogia, Enfeitiçadas, de longe não foi tão bom quanto este; e, para lhes ser muito sincera, eu fiquei caidinha pelo Finn. Ele é tão fofo, e querido, corajoso... O mocinho perfeito. <3 (Que no fim das contas se deu mal - eu te odeio, Maura.) Cate-e-Finn, como a própria Cate se refere a eles no livro, foi o casal pelo qual eu mais torci (depois vem Caleo, com seu fim sem graça e inacabado).

O (a) autor (a) revelação: John Boyne
Conheci Boyne através do O palácio de inverno, em julho deste ano. Foi uma leitura demorada, mas que valeu muito a pena e que me levou a ler Fique onde está e então corra e seu livro mais famoso, O menino do pijama listrado. Confesso que o último não me agradou tanto, mas os outros dois foram arrebatadores. Na minha estante já está O garoto no convés, e assim que conseguir, vou experimentar o seu livro de estreia, O ladrão de tempo.

Melhor livro nacional: O Continente vol. 1, Erico Verissimo
Acho que já conhecem a história. Li Ana Terra para uma peça da escola e me encantei com a história. Tanto que procurei logo ler a obra completa - ou o primeiro volume dela. A escrita sincera e firme de Verissimo me surpreendeu, e seu modo de contar histórias também. Pretendo ler agora O Continente vol. 2 e Clarissa, seu único romance urbano.

Melhor livro que li em 2014: A menina que roubava livros, Markus Zusak
Quem leu minha resenha do livro, sabe o quanto fiquei encantada com ele. Nunca havia me deparado com tanta emoção, com tanta história benfeita e bem contada. Singelamente, penso que é um livro que todos deveriam ler ou conhecer. Ainda não quero ler outras obras do autor - por um medinho de perder o encanto que tenho pela sua escrita. ;)

Li em 2014 aproximadamente 62 (!!!) livros.

Minha meta literária para 2015 é: deixar de abandonar tantos livros e explorar a literatura de outros países, inclusive a do Brasil. :) Ah, e fazer mais resenhas por aqui (porque este ano foi uma tristeza).

xoxo, Nat

2 comentários:

  1. Poxa, ouvi tanto sobre Os Garotos Corvos que estou muito a fim de ler. Só me falta o livro, e o tempo =x
    Mas um dia eu pego ele, um dia

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  2. Simmm, leia! <3 Qualquer leitura de Maggie Stiefvater vale a pena.

    Beijos!

    ResponderExcluir